Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Livro: O Monge e o Executivo - Uma história sobre a Essência da Liderança - James C. Hunter



Meu contato com o livro:
Este livro foi indicado a mim e a todos os alunos da minha classe no meu curso de técnico em química. inusitado não? Em que parte da química este livro se encaixaria? Foi a pergunta que todos nós fizemos. E a resposta foi obtida logo nas primeira páginas lidas. O Monge e o Executivo se encaixa em diversas áreas; tanto as profissionais, como as pessoais e familiares. Se você em algum momento de sua vida vai liderar alguma situação, o Monge e o Executivo é uma verdadeira escola pra você!

A história:
Mesmo no auge de sua carreira, e com a vida boa e estabilizada financeiramente, John Daily, gerente de uma importante fábrica de vidros, casado com Rachel, pai de dois filhos e treinador voluntário da pequena liga de baseball, estava passando por um período difícil, e encontrando problemas em seu trabalho, em sua família e em seu time. Foi aconselhado pelo pastor de sua igreja e incentivado por sua esposa a passar uma semana em um mosteiro cristão, onde um dos frades era Len Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos estados Unidos, que abandonou sua vida bem sucedida para ser frade de um mosteiro.
Assim que chegou no mosteiro, John descobriu que o nome dado a Len Hoffman depois de sua formação, foi Irmão Simeão. Simeão era um nome que perseguia John desde de seu nascimento, além de sonhos que ele tinha onde uma voz o dizia: "Ache Simeão, e ouça-o". Não podia ser só uma simples coincidência.
Irmão Simeão deu aula de princípios de liderança, com a promessa de que todos aprenderiam uns com os outros, durante uma semana para seis alunos: John, Lee - pastor na cidade de Wisconsin, Greg - um joven sargento do exército, Chris - treinadora do time de basquete da universidade estadual de Michigan, Kim - uma enfermeira, e Tereza - diretora de uma escola. A cada discussão e a cada ensinamento sobre determinado assunto, foi notório o progresso de cada personagem. A história acaba com o fim das aulas, e todos que não queriam antes estar lá, terminaram tristes porque não queriam ir embora. cada um dos seis alunos saiu do mosteiro transformado, com uma idéia totalmente fascinante sobre liderança. John termina a história dizendo que terá uma nova jornada em sua vida.

Opinião pessoal:
O que mais gostei nesse livro, além dos maravilhosos ensinamentos que ele oferece, é que o autor teve o cuidado de pesquisar informações e citações de diversas pessoas e diversos líderes, inclusive de Jesus Cristo. Outro ponto positivo, é que mesmo que o livro seja um classificado em termos como um livro de auto-ajuda, o autor escapou dessa classificação, fazendo o tema ser abordado com narração e com diálogos, o que não torna o livro cansativo. Eu recomendo este livro para todos, inclusive para aqueles que como eu, querem sempre estar na liderança!

Nota do Livro:

terça-feira, 5 de julho de 2011

Não Espere!


Eu sempre costumava dizer, pra tudo: "Deixa pra amanhã!". O meu dilema, era o contrário do ditado popular, eu pensava, pra que fazer hoje se eu posso fazer amanhã? Mas nesses últimos dias aprendi muito sobre isso, e digo do fundo do meu coração pra todo mundo: NÃO ESPERE! E o mais importante: Não espere o primeiro passo para um pedido de desculpas, pode ser tarde demais! Deixo aqui um pequeno texto que diz tudo! 

"Não Espere!
Não espere um sorriso para ser gentil;
Não espere ser amado para amar;
Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado;
Não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida;
Não espere o melhor emprego para começar a trabalhar;
Não espere a queda para lembrar-se do conselho;
Não espere...
Não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida;
Não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar;
Não espere a mágoa para pedir perdão;
Não espere a separação para buscar reconciliação;
Não espere a dor para acreditar em oração;
Não espere elogios para acreditar em si mesmo;
Não espere...

Não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado;
Não espere o eu te amo,para dizer eu também;
Não espere o dia da sua morte para começar a amar a vida;
Comece já! Esperar porque?"
Hoje, um abraço e um beijo mudaram minha vida! Amanhã podem mudar a sua! Arrisque, diga, grite, viva!
"Diga sempre tudo o que precisa dizer, arrisque mais pra não se arrepender, nós não temos todo tempo do mundo, e esse mundo já faz muito tempo..." (Pitty)